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27/04/2019

Não Docentes: O Abuso Tem Que Acabar

SINAPE VOLTA A ALERTAR PUBLICAMENTE PARA A CONTINUAÇÃO DE UMA PRÁTICA QUE SE TORNOU NUM HÁBITO INACEITÁVEL.


Iniciou-se o terceiro período mas a falta de Assistentes Operacionais mantém-se como se nada de anormal existisse desde há anos. 

Os anos letivos vão passando e não se passa nada.

Mas o Ministério da Educação continua com a mesma lengalenga que vai resolver o problema. Resta saber se têm real consciência e efeitos da dimensão da realidade.

A "Escola" é um corpo uno constituído por vários segmentos que só a interação ajustada entre todos permite um funcionamento adequado num sector que tem de ser exemplo para poder cumprir pedagogicamente as funções que lhe estão atribuídas. e as expectativas que são sempre elevadas por ser a "Escola" que forma os cidadãos do Futuro.

1. É necessário saber os critérios de atribuição dos rácios entre Pessoal Não Docente e Discente;

2. É necessário resolver em vez de remediar, ou seja, fazer previsões insuficientes obrigando a corrigir ao longo do ano letivo, muitas vezes terminando este sem que haja as condições mínimas que assegurem o funcionamento dos estabelecimentos;

3. É necessário terminar, de vez, com serviços encerrados ou a funcionar com horários reduzidos;

4. É necessário rever as carreiras dos Não Docentes pois a não atualização destas e a justa valorização do ordenado mínimo tem efetivado que o trabalho qualificado seja remunerado com valores como se fosse trabalho não qualificado;

5. É necessário ter uma visão global da "Escola" e não um conjunto de procedimentos que visa apenas reduzir os impactes negativos, ou seja, uma atitude miserabilista do valor da "Escola".  


Mais importante que a reabilitação física das Escolas é a sua requalificação humana! 

UMA ESCOLA DECENTE PARA TODOS.


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