Sindicato fundado em 1939 visando a promoção da educação e a valorização de todos os seus profissionais. Visamos a qualidade no Ensino Público e Privado.

Páginas-

Recentes

28/11/2019

Com Papas e Bolos Se Enganam os Tolos

O AUMENTO DO ORDENADO MÍNIMO NACIONAL TEM SIDO UM ESPETÁCULO!



Em todos os sentidos!

Quem é contra?

Zero votos em tantos portugueses (clicar)! Unanimidade! Por isso tanto espetáculo mediático! Constante!

Mas... e o ordenado médio? 

Não é assunto!



Pois é! Mas o ordenado médio é que é o indicador de referência acerca da obtenção de um mínimo de condições económicas para quem trabalha. Não é o ordenado mínimo!

DEFINIÇÕES

A «remuneração mínima nacional» (RMN) foi criada para assegurar, numa sociedade com fortes assimetrias e debilidades económicas, em que quem trabalhasse, trocando o que podia oferecer à sociedade (trabalho) pelo resultado desse trabalho (mais valias), tivesse um rendimento (vencimento) que assegurasse condições mínimas de sobrevivência. A RMN destinava-se a trabalhadores sem qualificações, muitas vezes analfabetos, num Portugal onde esta taxa ainda era elevada face à média dos países da OCDE.   

Ordenado médio - É o valor médio dos vencimentos obtidos pela totalidade dos assalariados, ou seja, a média de rendimentos (mensal) da população ativa.


É estimulante que o primeiro ministro esteja interessado em aumentar a RMN de 600 euros (2019) para 635 euros (2020) prevendo que em 2023 atinja os 750 euros. Poderá haver uma aproximação à média comunitária.

É muito preocupante que o primeiro ministro ignore, sistematicamente, o rendimento médio da população ativa que continua, em Portugal, abaixo do valor anterior à crise financeira que obrigou ao pedido de ajuda externa, em 2011. Já lá vai quase uma década. E a caminho de três legislaturas, duas da responsabilidade de António Costa. Está a existir um aumento do hiato entre Portugal e os restantes países da União Europeia (UE). Significado simples: A população ativa portuguesa empobrece face à dos restantes estados membro da UE. Conclusão simples: Estamos mal! 

Esta é a primeira de três partes ( I - Salário mínimo e médio). Seguem-se (em breve) as duas seguintes:

II - Em Defesa do Salário Mínimo

Breve sumário:
1. Desvirtuamento da essência do RMN; 
2. Evolução 1974/2020; 
3. Comparativo última década: RMN com vencimento do 1.º escalão da Carreira Docente.
  
III - Em Defesa do Salário Médio

Breve sumário:
1. Aproximação iníqua entre o Salário Médio e a RMN;  
2. Degradação dos rendimentos do trabalho em Portugal;
3. Apropriação indevida, pelo Estado, através de decisões do Governo dos rendimentos dos portugueses.

As duas partes estarão sempre balizadas segundo duas perspetivas:

SITUAÇÃO: PORTUGAL

SITUAÇÃO: UNIÃO EUROPEIA/OCDE (clicar


O SINAPE NÃO DEIXARÁ QUE LHE COMAM AS PAPAS NA CABEÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário