Sindicato fundado em 1939 visando a promoção da educação e a valorização de todos os seus profissionais. Visamos a qualidade no Ensino Público e Privado.

Páginas-

Recentes

13/02/2020

Dia Mundial da Rádio

ASSINALADO PELA NONA VEZ.



 Em 2011, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) decidiu que o dia 13 de Fevereiro seria o «Dia Mundial da Rádio» estreando a iniciativa em 2012.


Em 13 de fevereiro de 1946, na Sede da ONU, em Nova Iorque (E.U.A.) iniciaram-se as emissões, em onda curta, da RNU - Rádio das Nações Unidas - para todo o Mundo, com noticiários e programas emitidos, entre 9 a 12 horas diárias, nas então, cinco línguas oficiais da organização mundial: Castelhano, Francês, Inglês, Mandarim e Russo.


A tecnologia que suporta as emissões radiofónicas teve início no século XIX com os trabalhos desenvolvidos por Tesla e Marconi. Em 1906 regista-se a primeira emissão experimental, para 12 anos depois (1920) começarem as emissões regulares. Este avanço tecnológico da Humanidade, fez da rádio, um expoente do desenvolvimento da espécie Humana: o entretenimento baseado na audição de música e divulgação de diálogos. Acrescentaram-se mais tarde os noticiários, que foram instituídos de hora-a-hora, com cada emissora a personalizar o sinal sonoro.



Depois de algumas experiências pontuais e geograficamente localizadas num espaço restrito, a Emissora Nacional (atual Antena 1) iniciou as emissões regulares, em 1 de Agosto de 1935. 



Surgiram depois muitas outras emissoras até à atualidade com rádios a emitirem por sinal, em exclusivo, na internet.

 


Rapidamente a TSF (Telefonia Sem Fios) tornou-se companhia indispensável para a população. Os conteúdos foram-se diversificando abarcando público de todas as idades, sensibilidades e gostos. Se a Imprensa era indiferente para os analfabetos - uma enorme maioria em Portugal - a rádio fazia chegar até eles notícias, música e entretenimento de todo o Mundo.Depois da primeira globalização com os Descobrimentos portugueses eis que chega a «Nova Globalização». Os radiófilos tinham acesso a emissoras de todo o Planeta que transmitissem em «Onda Curta».



Surgiram depois muitos outros suportes informativos, primeiro a televisão, depois a internet, mas a rádio nunca deixou de acompanhar tudo e todos. Para quem viaja horas a fio de automóvel ainda é o meio privilegiado. Para a solidão que grassa entre o ruído e bulício citadino ou entre o bucólico Mundo Rural é uma boa companhia. 



Como será e como se manterá a Rádio no século XXI? A população deste século responderá!

 SINAPE: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO  

Sem comentários:

Enviar um comentário