Sindicato fundado em 1939 visando a promoção da educação e a valorização de todos os seus profissionais. Visamos a qualidade no Ensino Público e Privado.

Páginas-

Recentes

29/02/2020

Dia Mundial das Doenças Raras

INSTITUÍDO DESDE 2008.



Assinala-se no último dia de fevereiro, com destaque para 29, por ser um dia "raro".

Segundo a Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), as doenças raras são as que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. Na União Europeia (U.E.) considera-se "doença rara" as que têm uma prevalência inferior a cinco em 10 mil pessoas.


Existem entre seis a oito mil doenças raras, a maioria de origem genética, que afetam cerca de 40 milhões de pessoas na Europa, particularmente crianças. São doenças crónicas, graves e degenerativas que colocam em risco a vida dos pacientes.



Doenças Raras em Portugal


Em média, 5 a 6 por cento da população portuguesa poderá vir a sofrer de uma doença rara. As doenças raras mais frequentes são as genéticas e as reumatológicas. Alguns tipos de cancro, por terem poucas incidências, são considerados doenças raras.


O SINAPE associa-se a este dia divulgando a comemoração para sensibilizar os seus associados, a população e solidarizar-se com os doentes que padecem de maleitas que limitam a sua vida. 


 SINAPE: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO  

Sem comentários:

Enviar um comentário