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22/07/2021

Assim Não Vamos Lá...

MAIS UM ANO LETIVO E NADA DE NADA.




Mas nada de nada depois de 365 dias não é estar parado é retroceder.


O Mundo avança...o Ensino Público em Portugal regride!


Não fazer nada é deixar degradar, ainda mais, o que já está degradado. 


Os efeitos da pandemia provocados pela Covid-19 serviram de alibi perfeito para o Ministério da Educação se esconder atrás desse biombo deixando que a Educação regrida.


O Corpo Docente envelheceu mais um ano. O envelhecimento que já era problemático vai tornar-se, em breve, um drama. Em poucos anos letivos, 80 por cento dos professores terão entre 60 e 70 anos (estes na tentativa de conseguirem subir mais um escalão para lá da idade de Aposentação).


A Escola será um espaço sem nexo. Docentes com idade para serem bisavós e bisavôs de alguns alunos. Restarão os restantes funcionários - que fazem mesmo funcionar as Escolas - mas em número escasso para termos adultos nas Escolas, em vez de passar de jovens para idosos.


Mais um ano e menos estudantes a quererem frequentar cursos para serem Docentes. Apesar do respeito que, a generalidade dos estudantes - pelo menos os mais aplicados - têm pelos seus professores recusam-se a seguirem essa profissão. Sabem que o seu sucesso para conseguirem ingressar no Ensino Superior dependeu deles (por serem aplicados) mas também dos professores que os orientaram e encaminharam. Mas percebem que para além da nobreza da Carreira Docente esta é demasiado exigente para as expectativas que têm para o seu futuro profissional.


Em breve, as Escolas, terão um número elevado de "aprendizes de docentes", vizinhos dos estabelecimentos de ensino, que vão "dar umas aulas" enquanto não saem de casa dos pais e conseguem uma atividade em que a remuneração/exigência compensará muito mais que seguir uma Carreira que há muito deixou de o ser.


Sem aptidão para resolver situações complexas que se colocam a cada dia - os Docentes são muito mais que professores, têm de ser um pouco de tudo, com alunos e encarregados de educação - vai-se assistir (se os Governos não conseguirem encobrir a realidade) a casos quase diários de problemas mal resolvidos na rede de escolas nacional. 


Com base em demagogia barata (como se não houvesse dinheiro quando há dinheiro para o que é supérfluo e a Educação é Futuro e Inovação) a tutela conseguiu passar, através da Opinião Publicada/Dita - os media têm recebido, estes sim, milhões do Governo - a Ideia Falsa à Opinião Pública que os Docentes querem é privilégios.


Quem mais vai sofrer com a degradação do Ensino Público são os descendentes das classes com menores rendimentos que vão ter menor capacidade de promoção económica e ascensão social devido à degradação da Educação Nacional.  


O Ministério da Educação (os responsáveis) vivem numa "Torre de Marfim" a gerir os seus empregados que distribuem por todo o País nos vários níveis de ensino. À espera que o tempo passe, as legislaturas terminem, transitem de Ministério em Ministério e Alunos/Professores que se entendam. 


Vai muito mal o Ensino em Portugal. E Portugal vai pagar, com juros, este misto de incompetência/ desleixo/ pasmaceira/ negligência. 


 O Ministério da Educação tornou-se Lixo Tóxico 

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