Sindicato fundado em 1939 visando a promoção da educação e a valorização de todos os seus profissionais. Visamos a qualidade no Ensino Público e Privado.

Páginas-

Recentes

06/07/2021

Escola com cortes de água recorre a garrafões e autotanque

 

Uma rutura na rede de água da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, está a obrigar a cortes constantes no fornecimento, com a comunidade escolar a recorrer a garrafões e a um autotanque dos bombeiros.

A rutura "já tem 10 dias" e trabalhadores contratados pela Parque Escolar estão "a furar o chão" em trabalhos, mas ainda "não conseguiram detetar" a fuga, contou hoje à agência Lusa a diretora do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, Idalina Bento.

"A rede esteve aberta, mas, como estava já a deitar muita água, fechámos e solicitámos um autotanque aos bombeiros", referiu. O autotanque está a funcionar desde quinta-feira.

A rede agora é aberta de manhã para na cozinha serem confecionadas as refeições.

Além disso, frisou, as torneiras são abertas noutras alturas do dia para que se possa fazer a limpeza das casas de banho.

Idalina Bento adiantou que, para minimizar o problema, foi disponibilizada água engarrafada no bar da escola para os alunos beberem e nas casas de banho estão recipientes para a lavagem das mãos.

Segundo a responsável do agrupamento, cuja escola sede é a Secundária de Montemor-o-Novo, apesar das dificuldades provocadas pela falta de água nas torneiras, "não estão criados constrangimentos" para os alunos que estão a realizar exames.

A situação "não tem perturbado o funcionamento" dos exames, já que "as obras estão paradas" para não afetarem a concentração dos alunos, mas "se o problema se prolongar muito mais começará já a interferir", sublinhou.

No caso de o problema continuar, realçou Idalina Bento, a solução passa pela mudança da realização dos exames para a escola básica, localizada num edifício contíguo, cujas atividades letivas terminam na quinta-feira.

A realização dos exames ainda não foi passada para a escola básica porque, desde sexta-feira, "têm estado a surgir" alunos de turmas deste estabelecimento de ensino infetados com covid-19, acrescentou.

A Escola Secundária de Montemor-o-Novo tem cerca de 500 alunos, mas, devido à preparação e realização de exames, frequentam diariamente este estabelecimento de ensino cerca de 50 estudantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário