Sindicato fundado em 1939 visando a promoção da educação e a valorização de todos os seus profissionais. Visamos a qualidade no Ensino Público e Privado.

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26/08/2022

Não Docentes a Lecionar

O MINISTÉRIO REMENDÃO DA EDUCAÇÃO MÚLTIPLAS VEZES AVISADO FEZ ORELHAS MOUCAS.



Sabia de envelhecimento dos Docentes! Sabia dos Alunos no Ensino Superior com aversão por cursos Via Ensino. Nada quis fazer.

O SINAPE AVISOU DESDE 2017 VÁRIAS VEZES. 


Agora pressionados pela Opinião Pública e Publicada de algumas turmas de alunos todo o ano letivo sem determinada disciplina com professor tenta remendar a situação recorrendo e solicitando aos Licenciados que estiverem disponíveis, mesmo sem formação pedagógica, para irem fazer de "biscateiros" para completar o grupo de professores tentando diminuir alunos sem aulas por falta de Docentes. Mas não contrata Docentes, quer contratar Licenciados. Depois os colegas Docentes que os ajudem a passar de Licenciados a pré-Docentes.


O SINAPE NÃO DESISTE, INFORMA E DIVULGA


Intervenção do SINAPE na reunião desta manhã, pelas 11:30 horas, na reunião com o Ministro da Educação, João Costa.

 

 

                            

NEGOCIAÇÃO ME – FEPECI / SINAPE

 

Proposta de Despacho- Habilitação própria

 

 A FEPECI / SINAPE face à proposta apresentada pelo ME considera que:

1.     Ponto prévio

Os estatutos que regem a FEPECI e seus sindicatos têm como objetivo fundamental a valorização da profissão Docente e a sua carreira.

Este despacho visa a desvalorização da Docência, visto que, licenciados não profissionalizados vão exercer uma profissão bem definida pelo Estatuto da Carreira Docente.

Contraria-se o principio e o objetivo de uma escola publica de qualidade.

O ME encontra uma forma de solucionar um problema para o qual foi atempadamente alertado e ao qual não foi dado a devida atenção, em total ausência de uma gestão provisional de recursos humanos.

Passa-se de um ministério a afirmar “ há professores a mais” para um ministério em que “ qualquer licenciado pode dar aulas”.

Regressa-se ao “tempo do remendo administrativo” para se afirmar publicamente “ que tudo corre bem “ na educação.

Assim, cria-se uma nova categoria profissional na educação - “ o não docente que leciona ” .

 

2.     Preâmbulo

Segundo paragrafo sexta linha – falta ? Virgula entre alunos e professores.

Quarto paragrafo, segunda linha - “seleção de docentes ? Deve ser licenciados?

 

3.     Anexo

Gostaríamos de entender o racional dos requisitos de formação cientifica, mormente, ao nível do numero de créditos .

A saber : Gr 120 – 80 créditos versus Gr 330 – 60 créditos

Grupo 210 – Português e Francês 120 créditos ( 80 port e 60 fran = 140 cred )

Grupo 220 – Português e Francês ( 80 port e 60 ingl = 140 cred )

 

A FEPECI considera que o ME com este despacho não resolve o problema da falta de docentes, antes pelo contrário, vai originar problemas acrescidos à educação, pois acrescenta novos elementos que não são docentes, sem formação pedagógica, mas vistos pela opinião publica e encarregados de educação como professores.

Logo, todos os potenciais problemas destes novos “ não docentes que lecionam “ afetam toda uma classe profissional – Docentes.

 

Questionamos o ME como é que estes “ não docentes que lecionam “, sem formação pedagógica, conseguirão criar CEI´s (Curriculum Especifico Individual) , MRI´s ( Medidas de Recuperação e de Integração ) e PIT´s  ( Plano Individual de Transição ) ?

E terem a seu cargo turmas PCA – percurso curricular alternativo ?

E nas escolas TEIP ? Estes novos contratados saberão fazer planos para o comportamento? Para a Integração? Para a inclusão ?

Como farão as planificações ? Como criarão material didático – cursos profissionais ? E fichas de orientação para o grupo de alunos.

E saberão estes “não docentes que lecionam“ fazer e dimensionar os sumários?

Saberão fazer o “balanço” dimensional e equilíbrio de uma aula, entre a parte teórica e pratica, como recomenda o ME .

E as análise descritivas das avaliações, sabem fazer ? E testes sumativos e outros, sabem produzir ? E Fichas orientadas sabem elaborar ?  

E como gerem problemas de conflito ?

 

Face ao descrito não podemos estar de acordo com este despacho, que irá promover mais entropias nas escolas.

 

Relembramos que na atualidade as questões pedagógicas são as mais importantes no sistema de ensino, visto que, os conteúdos científicos estão consolidados.

 

A FEPECI / SINAPE questiona o ME para quando a negociação sobre:

       quotas de acesso ao 5º e 7º escalões ?

       recuperação do tempo de serviço ?

       valorização salarial ?

 

A Direção

 

FEPECI


SINAPE - SINDICATO NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.  O QUE NÃO DESISTE HÁ MAIS DE 83 ANOS


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