* Todos: Governo/ Ministério da Educação, Pais (Encarregados de Educação), Alunos e Sociedade (Opinião Pública e Publicada).
Ser professor tornou-se uma das profissões mais especializadas da Sociedade Humana para poderem responder às contradições que essa organização social vai criando, tendo de gerir interesses diferentes (por vezes opostos) e cumprir o objetivo primordial: que os jovens cheguem a adultos com sabedoria (ou, na nova linguagem tecnocrática... ferramentas) - conhecimentos necessários e capacidade de análise - para poderem optar pelo caminho que escolherem e terem sucesso.
A Sociedade Humana foi fazendo do Professor o promotor mobiliário da sua Utopia.
Indicar o caminho da Felicidade aos Alunos mesmo se estes viverem num ambiente de hostilidade e desonestidade.
Mas não lhe dão meios. Dão-lhe sugestões e os professores que consigam fazer do Impossível... Possível.
O QUE SÃO?
Profissionais com conhecimentos científicos alicerçados em Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos mas muito mais que isso.
Profissionalização com valências em pedagogia e modos de passar conhecimentos e avaliar.
Experiência que permite perceber individualmente cada situação mum contexto colectivo o que torna a Docência uma atividade de elevado valor na sociedade, pois poucos o conseguem.
Aliás o contraste entre um "Professor" e um "Ensinador" (candidato a ser Professor) é flagrante gerando ruído na comunicação social por falta de preparação (capacidade em lidar com situações muitas vezes no limite e para as quais ninguém ensinou, pois resultam de anos de experiência).
Profissionalização com valências em pedagogia e modos de passar conhecimentos e avaliar.
Experiência que permite perceber individualmente cada situação mum contexto colectivo o que torna a Docência uma atividade de elevado valor na sociedade, pois poucos o conseguem.
Aliás o contraste entre um "Professor" e um "Ensinador" (candidato a ser Professor) é flagrante gerando ruído na comunicação social por falta de preparação (capacidade em lidar com situações muitas vezes no limite e para as quais ninguém ensinou, pois resultam de anos de experiência).
QUE MEIOS DEVERIAM TER?
Respeito pela tutela (Governo/Ministério da Educação) cumprindo, a tempo e horas o acordado com os Sindicatos, dando o exemplo de rigor - que é dado pelos Docentes que tutelam - para poderem colocar ao serviço da comunidade os seus saberes;
Valorização remuneratória para terem reconhecimento social;
Carreira adequada à responsabilidade social que têm e que funcione na prática e não apenas em teoria.
Condições de trabalho minimamente aceitáveis. Os Docentes não trabalham num gabinete equipado com o que necessitam para um dia laboral. Descolam-se (mesmo com alguma incapacidade temporária ou crónica) entre espaços, por vezes distantes, de difícil acesso e em estado de degradação impróprio para atividades laborais quanto mais para ensinar jovens.
O QUE NÃO PODEM SER?
Mão de obra barata com remunerações exíguas (e impostos elevados e desincentivadores) no início da carreira que afastam muitos jovens da possibilidade de equacionarem serem Professores apesar dos bons exemplos de vida e saber estar que tiveram enquanto Alunos;
Não haver estrangulamentos na avaliação em dez escalões - e não automática - como os Governos em conivência com os opinadores nos media tentam fazer parecer verdade o que é mentira;
A impossibilidade de ter uma carreira contínua baseada na avaliação e não no sistema de quotas é um dos fatores repulsivos que têm afastado cada vez mais os candidatos a Docentes;
Trabalhadores envelhecidos numa profissão exigente - em que há medida que cresce a idade e a experiência - deveriam passar esses conhecimentos a gerações de Docentes mais novos em vez de gastar o tempo em tarefas burocráticas inúteis.
SINAPE - SINDICATO NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. O QUE NÃO DESISTE HÁ MAIS DE 81 ANOS
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