Sindicato fundado em 1939 visando a promoção da educação e a valorização de todos os seus profissionais. Visamos a qualidade no Ensino Público e Privado.

Páginas-

Recentes

17/08/2020

Anda Uma Mãe a Criar Filhos Para Isto?

O ENVELHECIMENTO DOS DOCENTES PORTUGUESES JÁ NÃO É PREOCUPANTE COMEÇA A SER UMA TRAGÉDIA.



A estatística é como o algodão. Não engana. Portugal tem o corpo docente mais envelhecido da Europa. Só a Itália (ensino básico) e a Grécia (ensino secundário) superam o nosso País. 


ENSINO BÁSICO: Portugal tinha um rácio de 3 290,8 por cento, em 2018, que aumentou em 2020 pois mais de metade (50 por cento) dos professores têm 50 ou mais anos (limite de 70 anos, embora a aposentação seja aos 66,5 anos). Em 2000, o rácio era de 145,9 por cento (clicar para PORDATA). "Explorar" a estatística apresentada pela "Fundação Francisco Manuel dos Santos" e comparar com os restantes países é assustador!



ENSINO SECUNDÁRIO: Portugal tinha um rácio de 3 273,8 por cento, em 2018, que aumentou em 2020 pois muito mais de metade (60 por cento) dos professores têm 50 ou mais anos. Em 2000, o rácio era de 61,3 por cento (clicar para PORDATA). Comparar as cifras com Países considerados "modelo e a seguir por Portugal ao nível das práticas e pedagogia" é confrangedor.

A COVID-19 colocou a nu as fragilidades de um sistema de ensino suportado por uma Classe Docente que está muito acima do aceitável, em termos de idade biológica para exercer em plenitude as funções que deve assumir profissionalmente. E os Docentes fazem-no, mesmo em dificuldades, por respeito aos Alunos e à sua Profissão.



O confinamento mostrou o que se sabia, teorizava mas que a tutela se recusa a resolver. Com mais de metade de Professores Envelhecidos, por isso, cada vez mais próximos da idade em que os problemas de saúde se agravam a Escola corre o risco de entrar em colapso se uma vaga, mesmo que ligeira, fizer agravar os infetados com o coronavírus.

O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO TEM DE OLHAR O PROBLEMA COM FRONTALIDADE EM VEZ DO FAZ DE CONTA QUE QUER RESOLVER E VAI DEIXANDO PASSAR O TEMPO. 

SÓ QUE O TEMPO NÃO VOLTA PARA TRÁS. SEGUE SEMPRE EM FRENTE.

SINAPE - SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. O QUE NÃO DESISTE HÁ MAIS DE 81 ANOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário