Sindicato fundado em 1939 visando a promoção da educação e a valorização de todos os seus profissionais. Visamos a qualidade no Ensino Público e Privado.

Páginas-

Recentes

17/06/2021

Uma nova abordagem à educação: a motivação no centro da aprendizagem


Os alunos não são todos iguais e o PaRK International School celebra essa diferença. Aqui, o ensino é personalizado e abre horizontes internacionais, sem esquecer as raízes portuguesas.



E se houvesse uma escola em que os alunos pudessem escolher as disciplinas que melhor se adaptam aos seus interesses e vocações? Que não fosse um modelo estandardizado para todas as crianças e adolescentes? Ou até que não os obrigasse a limitar-se apenas a uma área específica até chegarem à universidade? Até porque, só porque adoramos História, não significa que não queiramos também aprender mais sobre Matemática, certo?

Pois, fique a saber que essa escola existe. Chama-se PaRK International School e defende que os alunos devem ter um ensino personalizado, ou seja, à sua medida. Além disso, dá-lhes acesso a um currículo internacional e prepara-os melhor para a vida profissional e pessoal. Contamos-lhe tudo com a ajuda do PaRK International School.

Educação personalizada: o aluno é a personagem principal

Somos todos diferentes, com interesses, necessidades e vocações distintos. E ainda bem que assim o é.

PaRK International School abraça essa diferença e tem um modelo educacional que a respeita. 

Nesta escola, o objetivo é que cada aluno dê o melhor de si. “Uma vez que as necessidades de cada aluno são diferentes para o poder alcançar, também o ensino tem de o ser. Então, personalizando a educação, é possível adequá-la às necessidades específicas de cada aluno e levá-los a atingir o seu potencial máximo, ao mesmo tempo que desenvolvem competências sociais”, afirma Barbara Beck Lancastre, fundadora e diretora geral do PaRK International School.

Além disso, quando fazemos aquilo de que realmente gostamos, empenhamo-nos muito mais, não é? É essa outra vantagem do ensino personalizado: a motivação. Segundo Samantha Gonçalves, Executive Head do PaRK International School Alfragide, “é muito importante adaptar o ensino a cada aluno para que se motivem a aprender mais e melhor.

Assim, é até muito mais fácil ultrapassar obstáculos e manter o foco no caso de os alunos terem dificuldades ou, num cenário oposto, para não se desmotivarem caso não sintam nenhuma dificuldade.

Além disso, uma educação adaptada permite também potenciar os pontos fortes dos alunos para o seu sucesso académico e ‘trabalhar’ os pontos fracos para que ultrapassem quaisquer dificuldades, promovendo a excelência académica”. Este modelo de educação dá ainda aos alunos ferramentas valiosas para o seu futuro.

As crianças e adolescentes retêm verdadeiramente a informação e conhecimento que vão adquirindo ao longo do seu percurso académico, assim como as competências sociais e emocionais para saberem usá-lo de forma flexível e adaptável na sua vida pessoal e profissional.

Deste modo, “estamos a formar cidadãos verdadeiramente globais, que sabem colaborar e ser autónomos, resilientes, com excelentes capacidades de adaptação e comunicação, de pensamento crítico, e que sabem utilizar a tecnologia como forma de potenciar a aprendizagem e resolução de problemas”, diz-nos Samantha Gonçalves.

Um currículo à medida de cada aluno

No PaRK International School, os alunos têm mais liberdade de escolha quanto ao que vão estudar, nomeadamente a partir do 7.º Ano, e começam a poder escolher algumas das suas disciplinas tendo como principais critérios os seus interesses e potencialidades.

No 7.° Ano podem escolher uma terceira língua, no 8.° Ano podem optar por três  disciplinas de artes, música ou teatro, no 9.° Ano podem selecionar três de 12 opções e no 11.° Ano escolhem todas as disciplinas que vão estudar (seis). Por exemplo, não é por escolherem Matemática e Ciências que não podem aprender também mais sobre Línguas e Literatura.

Porquê escolher apenas uma área específica logo desde tão cedo até à universidade e ficar condicionado? Com este método, não só os alunos têm mais tempo para ir percebendo o que querem fazer no futuro, como acabam por ficar mais bem preparados para o mundo académico e para ter uma vida pessoal e profissional de sucesso.

Diferentes áreas a explorar

Um bom currículo não se faz apenas de Matemática, Inglês, Português e Ciências.

As Artes, a Música e o Desporto são também elementos muito importantes.

No PaRK International School, os alunos não estão limitados ao currículo escolar obrigatório, tendo acesso a diversas áreas do conhecimento de forma aprofundada, tais como:

  • Tecnologias da informação;
  • Public speech;
  • Competências sociais;
  • Pesquisa e investigação;
  • MyTime: uma vez por semana, os alunos dos Grades 5 e 6 têm a possibilidade de trabalhar nas áreas que mais gostam. O PaRK IS oferece uma vasta gama de atividades desporto, arte, música, robótica, programação, laboratório, matemática, culinária, costura e jornal escolar , e cada aluno opta pela atividade que vai ao encontro dos seus interesses, definida para cada período.
  • PaRK Team  além das horas letivas dedicadas à atividade física, os alunos a partir do 4.º Ano podem ter treinos semanais, preparando-se para os diferentes torneios (a escola participa em torneios inter-escolas com os melhores colégios internacionais de Portugal), e para praticar outros desportos, tais como atletismo, basquetebol, futebol e voleibol durante todo o ano letivo;
  • PaRK Music Academy (com cursos de formação em diversos instrumentos);
  • Drama;
  • Artes Visuais, como Design & Technology;
  • Tecnologia.

 

As competências sociais também são importantes

O PaRK International School não se preocupa apenas em transmitir conhecimento puramente académico aos seus alunos segundo Samantha Gonçalves, o seu bem-estar também é prioritário.

É por isso que conta com um departamento de Well-Being, responsável pelo programa de Social Skills, e tem também “uma equipa de psicólogos que trabalha de perto com os professores para apoiarem cada aluno como um todo e em todos os momentos do seu percurso académico, com o objetivo de assegurar o desenvolvimento das competências sociais desde a creche até ao ensino secundário”, explica a Diretora do PaRK International School Alfragide.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário