EM 1886, UMA MANIFESTAÃO OPERÁRIA, EM CHIGACO (EUA), NO DIA 1.º DE MAIO, TERMINA COM MORTES E DETENÇÕES PELAS FORÇAS POLICIAIS.
Docentes na manifestação do 1.º de maio de 1974 |
TRÊS ANOS DEPOIS (1889) FOI INSTITUÍDO O «DIA DO TRABALHADOR.
No século XIX, com o desenvolvimento da “Revolução Industrial”, esta conduziu à sujeição dos trabalhadores a condições cada vez mais desumanas no modo de trabalhar. A necessidade de se produzir ao máximo com o mais baixo custo não respeitava idades, nem géneros. As organizações sindicais eram incipientes e perseguidas pelas autoridades policiais.
Em 1890, o Congresso americano vota a lei que estabelece a jornada de oito horas (em vez de uma média de 13) de trabalho - a grande luta dos sindicatos desde há mais de três décadas - e três anos mais tarde, depois da reabertura do processo que levou à condenação de oito operários, conclui-se que a bomba que explodiu em Chicago, a 4 de maio de 1886, tinha sido colocada pela própria polícia.
Revista “Ilustração Portuguesa”; n.º 690; 12 de maio de 1919; página 374; Hemeroteca Municipal de Lisboa |
Em Portugal, o 1.º de Maio, foi comemorado, embora de forma diferenciada conforme o Regime: Monarquia, I República e Estado Novo. Mas... o dia 1.º de Maio nunca foi feriado (mesmo na I República ao contrário do que alguns fazem crer)... até 1974.
Em 27 de abril de 1974, a Junta de Salvação Nacional decreta o 1.º Maio como Feriado Nacional.
Em 2024 assinala-se o 50.º Primeiro de Maio como feriado Nacional. O penúltimo feriado a ser instituído. O último foi o dia 25 de abril de 1975.
O SINAPE com 85 anos sempre assinalou, ainda que de várias formas e diferentes modelos, o «Dia do Trabalhador» pois foi fundado em 29 de março de 1939 para defender e lutar pelos direitos dos trabalhadores da Educação, sejam Docentes ou Não Docentes.
SINAPE - SINDICATO NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. O QUE NÃO DESISTE HÁ MAIS DE 85 ANOS
Sem comentários:
Enviar um comentário